Percebe-se
a cada dia mais, que as redes sociais fazem parte do cotidiano dos alunos e
essa é uma realidade inalterável. Mais do que entretenimento, as redes podem se
tornar ferramentas de interação de grande valor no trabalho em sala de aula,
desde que bem utilizadas.
Dessa
forma pode-se destacar a escola como uma grande rede social, “Uma rede social é uma estrutura social
composta por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de
relações, que partilham valores e objetivos em comum.” (DUARTE, 2008), ou
seja, todos os alunos conectados com o objetivo de obter o conhecimento. Diante
disso a escola
precisa compreender e integrar a linguagem virtual da Internet, e introduzi-la
como ferramenta de trabalho pedagógico, tornando-a um elemento que poderá
contribuir para um melhor processo de ensino-aprendizagem
“... A
Internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta
de aprendizado. Podemos, através
dela, localizar fontes de informação que, virtualmente, nos habilitam a estudar
diferentes áreas de conhecimento” (MARQUES E CAETANO, 2002.) esses
recursos atraem os estudantes e ali também sentir-se-ão capazes da
autoaprendizagem. Não pode ser deixado de lado o fato de que o centro do
processo são as pessoas e especialmente os alunos. Inserir os novos recursos
tecnológicos que estão surgindo à atividade pedagógica pode significar
criatividade e interação não só de conhecimentos teóricos, mas daqueles
vivenciados pelos alunos.
Ao usar
os recursos de redes sociais durante uma disciplina, Minhoto (2012) demonstrou
que devido à familiaridade com o contexto do Facebook, a interação dos alunos
proporcionou a construção ativa de conhecimento. No entanto, é necessário que
ocorra um planejamento para a utilização das redes sociais como instrumento na
educação, além de questões de privacidade, ética e políticas de apoio da
direção que devem ser elencadas.
Deste
modo, com relação ao uso da Internet e das redes sociais na educação pode-se destacar
que eles são de grande valia para o processo pedagógico de forma que sejam
utilizados através de atividades que desenvolvam o aluno em diversos aspectos e
ampliem sua visão e conhecimento de mundo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DUARTE, Fábio e Frei, Klaus. Redes Urbanas. In. Duarte, Fábio;
Quandt, Carlos; Souza, Queila, (2008). O
Tempo Das Redes, p. 156. Editora Perspectiva S/A Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434/23529>.
Acesso em 01 de Julho de 2016.
MARQUES,
Adriana Cavalcanti & CAETANO, Josineide da Silva, Utilização da
Informática
na Escola In: MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió:
EDUFAL, 2002. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf>. Acesso
em 01 de julho de 2016.
Minhoto,
Paula Maria Lino Veigas. A utilização do
Facebook como suporte à
aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma
do 12º ano. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em
Ensino das Ciências, 2012. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434/23529>.
Acesso em 01 de Julho de 2016.
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