domingo, 20 de novembro de 2016

REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

Percebe-se a cada dia mais, que as redes sociais fazem parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade inalterável. Mais do que entretenimento, as redes podem se tornar ferramentas de interação de grande valor no trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas.  
Dessa forma pode-se destacar a escola como uma grande rede social, “Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos em comum.” (DUARTE, 2008), ou seja, todos os alunos conectados com o objetivo de obter o conhecimento. Diante disso a escola precisa compreender e integrar a linguagem virtual da Internet, e introduzi-la como ferramenta de trabalho pedagógico, tornando-a um elemento que poderá contribuir para um melhor processo de ensino-aprendizagem
“... A Internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizado. Podemos, através dela, localizar fontes de informação que, virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas de conhecimento” (MARQUES E CAETANO, 2002.) esses recursos atraem os estudantes e ali também sentir-se-ão capazes da autoaprendizagem. Não pode ser deixado de lado o fato de que o centro do processo são as pessoas e especialmente os alunos. Inserir os novos recursos tecnológicos que estão surgindo à atividade pedagógica pode significar criatividade e interação não só de conhecimentos teóricos, mas daqueles vivenciados pelos alunos.
Ao usar os recursos de redes sociais durante uma disciplina, Minhoto (2012) demonstrou que devido à familiaridade com o contexto do Facebook, a interação dos alunos proporcionou a construção ativa de conhecimento. No entanto, é necessário que ocorra um planejamento para a utilização das redes sociais como instrumento na educação, além de questões de privacidade, ética e políticas de apoio da direção que devem ser elencadas.
Deste modo, com relação ao uso da Internet e das redes sociais na educação pode-se destacar que eles são de grande valia para o processo pedagógico de forma que sejam utilizados através de atividades que desenvolvam o aluno em diversos aspectos e ampliem sua visão e conhecimento de mundo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DUARTE, Fábio e Frei, Klaus. Redes Urbanas. In. Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila, (2008). O Tempo Das Redes, p. 156. Editora Perspectiva S/A Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434/23529>. Acesso em 01 de Julho de 2016.
MARQUES, Adriana Cavalcanti & CAETANO, Josineide da Silva, Utilização da
Informática na Escola In: MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf>. Acesso em 01 de julho de 2016.

Minhoto, Paula Maria Lino Veigas. A utilização do Facebook como suporte à
aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências, 2012. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36434/23529>. Acesso em 01 de Julho de 2016.

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