domingo, 20 de novembro de 2016

BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL



           Devido a grande expansão da internet e a facilidade de comunicação que a mesma proporciona, surge também o interesse das pessoas em ter um espaço próprio na web, diante disso, surge os Blogs um serviço que possibilita que os internautas comuns publiquem textos como: seus conteúdos pessoais, profissionais, informativos, educativos entre outros temas.
“Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online.”
... os blogs funcionam como um diário pessoal na ordem cronológica com anotações diárias ou em tempos regulares que permanecem acessíveis a qualquer um na rede. Muitas vezes, são verdadeiros diários sobre a pessoa, sua família ou seus gostos e seus gatos e cães, atividades, sentimentos, crenças e tudo o que for conversável (Marcuschi, 2004, p. 61).
As novas tecnologias apresentam grandes influencias no processo de ensino/aprendizagem deve a isso é de grande importância que o professor invista em novas formas para inovar sua aula e muitas pesquisas envolvem o uso do blog na educação como destaca o autor:
O blog educacional pode ser considerado como um espaço eletrônico individual ou coletivo próprio para se partilhar informações, idéias, opiniões, materiais e referências. Um espaço destinado à leitura e produção de pequenos textos que podem ser comunicados, questionados e comentados por outros leitores. Esse gênero pode ser adotado por alunos ou professores, de diferentes disciplinas, nos ensinos Fundamental, Médio e Superior (Carvalho et al., 2006)
O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de ideias, a partir desse instrumento surge uma oportunidade para os professores promoverem a alfabetização, desenvolvendo a escrita e leitura dos alunos, entre outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo em sua proposta pedagógica, diferentes estratégias que desperta de fato um interesse nos alunos pelo o novo, o dinâmico.
A criação de um blog não é tão simples, exige-se concluir alguns passos, no entanto não é apenas cria-lo por si só mas é necessário alimenta-lo, principalmente com informações de qualidade e contínuas para que ele não se acabe e seja deixado de lado.


CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al.Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 7., Braga, Portugal, 2006. Actas... Braga: CIED, 2006. p. 635-652. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/5915>. Acesso em: 12 abr. 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.;

Disponível em: <https://www.significados.com.br/blog/.>. Acesso em: 01 out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário