
“Blog é uma
palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da
justaposição das palavras da língua inglesa web
e log.
Web aparece aqui
com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para
designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução
livre podemos definir blog como um diário
online.”
... os
blogs funcionam como um diário pessoal na ordem cronológica com anotações
diárias ou em tempos regulares que permanecem acessíveis a qualquer um na rede.
Muitas vezes, são verdadeiros diários sobre a pessoa, sua família ou seus
gostos e seus gatos e cães, atividades, sentimentos, crenças e tudo o que for
conversável (Marcuschi, 2004, p. 61).
As
novas tecnologias apresentam grandes influencias no processo de
ensino/aprendizagem deve a isso é de grande importância que o professor invista
em novas formas para inovar sua aula e muitas pesquisas envolvem o uso do blog
na educação como destaca o autor:
O blog educacional pode ser considerado como um
espaço eletrônico individual ou coletivo próprio para se partilhar informações,
idéias, opiniões, materiais e referências. Um espaço destinado à leitura e produção
de pequenos textos que podem ser comunicados, questionados e comentados por
outros leitores. Esse gênero pode ser adotado por alunos ou professores, de
diferentes disciplinas, nos ensinos Fundamental, Médio e Superior (Carvalho et
al., 2006)
O uso do Blog Educacional como ferramenta de
aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do
conhecimento, incentivando a troca de ideias, a partir desse instrumento surge
uma oportunidade para os professores promoverem a alfabetização, desenvolvendo
a escrita e leitura dos alunos, entre outros aspectos culturais e informativos,
pois vem trazendo em sua proposta pedagógica, diferentes estratégias que desperta
de fato um interesse nos alunos pelo o novo, o dinâmico.
A criação de um blog não é tão simples,
exige-se concluir alguns passos, no entanto não é apenas cria-lo por si só mas
é necessário alimenta-lo, principalmente com informações de qualidade e contínuas
para que ele não se acabe e seja deixado de lado.
CARVALHO,
Ana Amélia Amorim et al.Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em
diferentes níveis de ensino. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 7.,
Braga, Portugal, 2006. Actas... Braga: CIED, 2006. p. 635-652. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/5915>.
Acesso em: 12 abr. 2007.
MARCUSCHI,
L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. São Paulo:
Cortez, 2001.
______.
Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI,
L. A.;
Nenhum comentário:
Postar um comentário